Desencantos

Posted on 16:08, under

A palavra Grega Pólis significa comunidade organizada, estado ou cidade. Dela deriva o que chamamos de política. Democracia também é uma palavra de origem Grega que significa povo no poder (demos=povo, cratos=poder).
No Brasil, as duas palavras juntas significaram num passado recente, o retorno de governantes escolhidos pelo povo, assim o povo estaria exercendo o poder. Será mesmo? Parece que tudo já virou rotina, os escândalos, os desvios de dinheiro público, políticos marajás, corruptos e malandros.
A sociedade já não acredita mais em Papai Noel, nem em político honesto, e realmente é difícil de confiar em nossos governantes. Mas, e quem tem o poder não é o povo? Sim, somos nós. Acontece que a cada eleição os malandros aparecem por aqui pedindo votos. Preferimos acreditar no João marajá que já tem fama, poder, cargo e alguns trocados a oferecer, mas tem a Maria mulher honesta, o Pedrinho um jovem sem dinheiro, mas cheio de boa vontade. É, e mais uma vez quem ganhou os votos, a eleição, o poder, as benesses e mais quatro anos de muitas oportunidades de dar um jeitinho foi o João Marajá. Para ser sincero já não assisto Tv, nem noticiário. Mais sincero ainda, eu desisti de acreditar - não nos políticos – mas, “no povo”. É culpa do povo eleger político malandro, mas já cheguei a conclusão que o povo gosta, quer e acha bonito.
Analisando as circunstâncias, vamos observando que a política e a democracia fizeram muito mau para a sociedade que não está sabendo administrar seu poder. Estamos indo no oba-oba, no deixa a vida me levar, e aí estamos fazendo da democracia um câncer, estamos sendo consumidos. Achamos que todo político é ladrão, que para votar tem que receber algo, que o dinheiro público não é nosso, que isto nunca irá mudar, que é assim mesmo que funciona. E aí vai ficando tudo normal, nossa vida vai sendo governada por marajás e malandros, nossos sonhos e ideais também.
O povo lutou e conquistou a democracia, mas esqueceram é de educar o povo para isto. A base de tudo é a educação, seja ela escolar, acadêmica, mas principalmente a educação da família, de nossos pais, mães e avós.
Se político é malandro, o povo é malandro também. Não reclame mais da política, dos políticos, das roubalheiras e safadezas. Comece a reclamar do povo. Quem sabe isto não muda?!
Adriel Ferreira

| edit post